FIQUE POR DENTRO: COMO FORAM OS PROJETOS DE 2014?

16 de março de 2014 21:18
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega começou o ano de 2014 com a realização de três projetos missionários: um internacional, Cabo Verde (África); dois nacionais em Minas Gerais (Viçosa e Juiz de Fora). Entretanto, uma quarta iniciativa foi idealizada por estudantes e voluntários do Rio Grande do Norte, o Projeto Mossoró.Conheça a seguir um pouco das histórias desses Projetos:

A missão principal do projeto Cabo Verde (além da evangelização) era treinar estudantes cristãos nas áreas de evangelismo e discipulado. A parceria com o Brasil Música Missão, outro ministério da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, também buscou conectar pessoas a Jesus através da música e outras artes.

Em Cabo Verde, o apoio de igrejas foi essencial para o acolhimento dos estudantes e missionários (13 pessoas) e o desenvolvimento das atividades. Parcerias como: a Igreja Baptista de Praia, a Igreja Baptista em Ter-ra Branca, a Igreja do Nazareno em Palmarejo e a Igreja Assembléia de Deus de Ivoti. A equipe também visitou projetos sociais na periferia da capital.

Já os principais locais de evangelismo concentraram-se nas seguintes universidades: UniCV (universidade pública), ISCEE, UNICA e Jean Piaget. Esta última tinha um movimento cristão, o qual também contribuiu com o projeto. Ao total 120 cristãos foram treinados, 440 ouviram o evangelho e 3 cristãos se comprometeram a iniciar um movimento cristão na universidade pública UniCV.

Foi um projeto com duração de 15 dias, também em Minas Gerais, no entanto, dirigido integralmente por estudantes. O projeto Juíz de Fora teve como principal alvo a Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF). Nessa universidade, realizou-se uma parceria com outro movimento cristão universitário, a Aliança Bíblica Universitária (ABU). O projeto tinha 12 estudantes do movimento Alfa e Ômega advindos do Rio de Janeiro, Pará e Ceará, além de um estudante do Espírito Santo. Dentre as ferramentas de evangelismo utilizadas: o CONECTA, um material com 35 imagens que produz um diálogo espiritual. Veja a seguir a experiência deles nesse projeto:

A cidade de Viçosa, no interior de Minas Gerais, é conhecida pela sua vocação universitária. Parte de sua população é composta de estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e de outras instituições universitárias de natureza particular.  Esse projeto missionário foi realizado durante todo o mês de janeiro e teve a participação de 45 pessoas (30 universitários e 15 missionários) que vieram de 7 estados das regiões Sudeste, Norte e Nordeste. Na primeira semana, estes universitários receberam treinamentos nas áreas de liderança, evangelismo e discipulado.

Um destaque do Projeto Viçosa foi à parceria com o Centro Evangelístico de Missões (CEM), um centro de capacitação missionária reconhecido nacionalmente, que visa preparar candidatos para uma vida no serviço monocultural ou transcultural, seja no exterior, seja no Brasil, para a Missão Integral. O alojamento da Equipe foi neste local.

A Equipe de Viçosa ainda visitou a sede da Editora Ultimato, uma organização cristã, que contribui para a transformação de vidas e edificação da Igreja, por meio da publicação de conteúdo cristão. Foi produzido um artigo sobre “a importância da amizade na evangelização dos universitários” pelo missionário Maurício Jaccoud da Costa, do Alfa e Ômega.

Dentre as estratégias de evangelismo no campus, foi realizado um luau na UFV, em que convidaram estudantes não-cristãos e cristãos locais. As estatísticas demonstraram que 805 pessoas foram abordadas na Universidade Federal de Viçosa (UFV), destas, 435 ouviram sobre o plano de salvação e 204 receberam a Cristo.

Uma iniciativa de estudantes e voluntários do Alfa e Ômega de Natal para expandir a visão do Movimento Estudantil Alfa e Ômega no Rio Grande do Norte. Com o apoio da Igreja Batista Betel, 15 pessoas saíram de Natal com destino a Mossoró. A cidade de Mossoró é uma das principais do interior nordestino. Esse projeto teve a duração de uma semana. As atividades foram desenvolvidas na Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), um pólo regional, que concentra estudantes de diversas cidades do interior do RN, Ceará e de outras partes do Nordeste. O projeto também teve parceria com voluntários do Brasil Música Missão. Foram realizados saraus evangelísticos na UFERSA, com música brasileira de qualidade, poesia, arte e conversas sobre relacionamento com Deus. A universidade cedeu equipamentos de som e autorização para as apresentações.

A participação de estudantes cristãos da UFERSA e de outras universidades, além dos jovens da Igreja Batista Betel foi muito importante para as atividades organizadas: quebra-gelo, estandes evangelísticos, etc. Foi disponibilizada uma ficha de inscrição online antes e durante o Projeto, dessa forma, aproximadamente cerca de 60 cristãos se inscreveram e receberam treinamentos da Cruzada Estudantil. Eles também tiveram a experiência prática com o evangelismo pessoal.

Em Mossoró, 300 estudantes foram abordados, 224 expostos ao evangelho, 143 evangelizados e 41 oraram recebendo a Cristo. Ao final do projeto, 7 pessoas, dentre estudantes da UFERSA e da Universidade Potiguar (UnP), assumiram o compromisso de compor a Equipe de Servos do Alfa e Ômega Mossoró.

 

Estes foram os projetos de 2014, se você perdeu fique atento!

Deixe o seu comentário

obrigatório

obrigatório

opcional