Fotos, vidas e graça

 DSCN0507 - Cópia

      O  projeto mal se iniciou e muita coisa já aconteceu. Neste último domingo nossa equipe começou a chegar na cidade de Juiz de Fora/MG, com grande animação e desejo de servir a Deus participando desta jornada. Ao total, somos quatorze equipantes, vindos de Belém, Espírito Santo, Fortaleza e Rio de Janeiro. Nossa rotina é preenchida com devocionais, tempo a sós com Deus, momentos de oração, planejamentos e momentos em que vamos para o campus – onde gastamos maior parte do nosso tempo.
Em nosso projeto cada estudante faz parte de uma área de atuação, sendo responsável pelas atividades relacionadas a tal área. Sendo assim, tivemos inicialmente na segunda-feira um tempo no qual cada grupo pôde discutir e planejar acerca das tarefas a serem realizadas por suas equipes. Nosso primeiro contato com a UFJF se deu ainda neste mesmo dia, quando realizamos uma caminhada de oração pelo campus à tarde e tivemos nossas primeiras impressões sobre sua estrutura e os estudantes. A UFJF é imensa. Os estudantes andam bem atarefados, cheios de provas e atividades em meio ao mês de janeiro por causa da última greve. A medida em que íamos explorando o campus, orávamos a Deus por corações receptivos, abertos para falar e ouvir o que tínhamos para compartilhar com elas; pelas vidas dos estudantes nesta rotina de final de semestre; e pelo manifestar dos cristãos presentes na UFJF. Orávamos também pra que pudéssemos achar lugares estratégicos no campus, pois planejamos realizar um evento especial nesta primeira semana. Neste projeto temos orado por uma parceria com a Aliança Bíblica Universitária (ABU) aqui na UFJF. Nosso desejo é que juntos possamos compartilhar o evangelho no campus e que assim eles possam dar continuidade ao nosso trabalho, regando as sementes plantadas e abrindo seus braços para receber os estudantes interessandos em interagir com outros que já caminham com Cristo. Os estudantes da ABU se organizaram para estar conosco durante estes dias de projeto e isto foi algo que alegrou muito nossos corações.
Na terça-feira se iniciou de fato a nossa rotina de projeto. Pela manhã refletimos sobre as palavras de Brennan Manning sobre a graça de Deus e seu amor incompreensível a partir do livro “O Evangelho Maltrapilho”. A cada novo dia podemos acordar e nos lembrar de que somos imperfeitos e que dependemos da graça de Deus, pois nossos próprios esforços não podem nos aperfeiçoar. Somente o amor de Deus pode fazê-lo, tornando-nos pessoas que vivem uma vida não de temor pela condenação mas sim uma vida cativada pelo amor verdadeiro. Somente quando contemplamos nossa escuridão, nossas mãos vazias, nossa insuficiência e pequenez é que Deus pode então nos edificar, tornando-nos servos melhores em sua obra, seguidores segundo o coração de Jesus. Após nossa reflexão pudemos compartilhar desta mensagem de graça com os estudantes da UFJF. Alguns com estilos bem alternativos, outros de aparência bem comum, muitos vindos de outras cidades, uns tímidos, outros abertos etc.
Tivemos conversas muito especiais usando uma ferramenta muito interessante: o Conecta – um conjunto de fotos com as quais os estudantes respondem perguntas que são feitas a eles, permitindo-nos criar uma conexão com os mesmos e assim iniciar uma conversa espiritual. Nos encantou ver os estudantes empolgados ao escolherem as fotos, falar sobre suas vivências e expor a forma como pensam sobre Deus e vida espiritual. Ao fim do dia, a sensação era de que agora conhecíamos um pouco melhor o campus, tendo trafegado por ele com o ônibus interno da cidade universitária e até mesmo almoçado no restaurante universitário.

Apesar das inseguranças iniciais, tivemos a oportunidade de conversar com os estudantes e fazê-los refletir sobre a possibilidade de um relacionamento pessoal com Cristo. Saímos muito feliz do campus neste dia! Que Deus continue abençoando nossa jornada pela UFJF e nos ajude a fazer parte daquilo que Ele já tem operado ali.

Um comentário sobre “Fotos, vidas e graça

  1. Oi!
    Sou líder de jovem e também participo do movimento Alfa e Ômega na minha faculdade, estou me formando, mais adorei participar e creio que é algo muito importante disseminar o evangelho de Jesus nas Faculdades e Universidades.

    Queria saber como eu consigo as fotos utilizadas para o evangelismo com o CONECTA.
    Desde já agradeço.

    “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”
    Romanos 11:36

Os comentários estão encerrados.